BARAÚNAS DE MOSSORÓ

Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas

A Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas é um clube brasileiro de futebol, da cidade de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte.
Alcunhas Tricolor de Mossoró Leão do Oeste Barú  Torcedor/Adepto Tricolor  Mascote Leão  Principal rival Potiguar de Mossoró  Fundação 14 de janeiro de 1960 (59 anos)  Estádio Nogueirão  Capacidade 9.000  Localização Mossoró, Rio Grande do Norte,
 Foi fundado como um bloco carnavalesco, em 1924, e só passou a ter um time de futebol, trinta e seis anos depois. Suas cores são verde, branco e vermelho.

História[editar | editar código-fonte] O Baraúnas é uma Associação Cultural que existe desde o ano de 1924, já que naquele ano, foi criado um bloco carnavalesco, que passou a representar a cidade, sobretudo, a população do Bairro Doze Anos. Na década de 1960, os diretores do bloco carnavalesco resolveram estender a sua atuação, criando o time de futebol, que passou a ser a maior paixão do povo mossoroense.  Desde os primórdios, o Tricolor mostrou a sua força e ganhou o primeiro campeonato que disputou: o Torneio Início do Campeonato Mossoroense. Nos três primeiros anos de vida, também se tornou tri-campeão mossoroense.  Nos anos seguintes, o clube ainda conquistou outros dois títulos do Campeonato Mossoroense e duas Taças Cidade de Mossoró.

Maior Campeão do Interior[editar | editar código-fonte] O Baraúnas é o clube do interior do Rio Grande do Norte com o maior número de títulos que tem a chancela da Federação Norte-riograndense de Futebol, são oito ao total. O Tricolor conquistou dois títulos do Torneio Início, dois turnos do Campeonato Estadual, um Torneio Seletivo, duas Copas RN e ainda venceu o Campeonato Norte-riograndense duas vezes no ano de 2006.  O primeiro título oficial foi conquistado no ano de 1981, quando o Tricolor do Oeste ganhou o Torneio Início. No mesmo ano, o Esquadrão Tricolor ainda ganhou o III Turno do Campeonato Estadual.  O Leão continuou sua história de glórias nos anos seguintes e sagrou-se vice-campeão estadual no ano de 1987. O ano de 1988 foi ainda mais importante para o Tricolor, que venceu o Torneio Início, se tornando o maior campeão do interior da competição e ainda foi campeão do 2º Turno do Campeonato Estadual.
As glórias do Baraúnas aumentaram desde que o presidente João Dehon da Rocha assumiu o cargo em 2004. No primeiro ano do seu mandato, o Tricolor conquistou o Torneio Seletivo para a Série C do Campeonato Brasileiro e foi também campeão da Copa RN de Futebol.  Em 2006, a conquista foi ainda mais importante. O Baraúnas sagrou-se campeão estadual de futebol. Na ocasião, o Tricolor teve que disputar a decisão duas vezes, devido a um imbróglio judicial envolvendo ASSU e ABC. Nas duas oportunidades, o adversário do Barú foi o rival Potiguar, que perdeu as duas decisões.  Em 2007, o Tricolor conquistou novamente a Copa RN de Futebol, se tornando o maior campeão da competição, com duas taças.

Rompendo Fronteiras[editar | editar código-fonte] O Baraúnas é o clube do interior do Rio Grande do Norte com o maior número de participações em competições interestaduais. O time se manteve na divisão de acesso do Campeonato Brasileiro por três anos, sendo o único clube do interior do RN a participar da Série B.  O clube participou de duas edições da Taça de Prata (80 e 82), que é equivalente a Série B atual e também disputou a Série B do Campeonato Brasileiro em 1989.  O Barú também foi o primeiro do interior do RN a participar de uma edição da Copa do Nordeste. O clube disputou o evento em 1999, por ter sido o terceiro colocado no Campeonato Estadual de 1998.

Campanhas de destaque na Copa do Brasil[editar | editar código-fonte] O feito que trouxe mais reconhecimento nacional para o Baraúnas foi a campanha na Copa do Brasil no ano de 2005. O clube conseguiu chegar às quartas-de-finais da competição nacional, sendo o primeiro time do RN a atingir essa marca. Naquele ano, o Tricolor eliminou América Mineiro, Vitória e Vasco.  O Barú ainda mostrou as suas garras no ano de 2007, quando eliminou mais uma vez o Vitória, mas o Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte desclassificou o Tricolor de forma contestada, afirmando que o clube havia colocado o goleiro reserva Paulo Renato de forma irregular no banco de reservas.
Dos clubes do interior do estado é o que tem mais destaque nacional, além de ser o clube com mais participações em Campeonatos Brasileiros (dentre os clubes do interior). Ficou conhecido nacionalmente com a campanha da Copa do Brasil de 2005, quando o Leão do Oeste eliminou grandes clubes do futebol Brasileiro com destaque para Esporte Clube Vitória e Club de Regatas Vasco da Gama.


Fim de jejum: E a Volta a um Campeonato Brasileiro[editar | editar código-fonte] Depois de muito tempo fora de uma competição nacional, o Baraúnas conseguiu, no ano de 2012, um incrível acesso da série D para série C. Na competição o Leão do Oeste consegui a primeira colocação do seu grupo, indo pra fase final e eliminando os dois times paraibanos ,que disputavam o acesso, o Sousa e Campinense e caindo na semi-final, pro então campeão Sampaio Corrêa .


Rivalidade[editar | editar código-fonte] Seu principal rival no futebol é o Potiguar, também da cidade de Mossoró. Disputam o emocionante Clássico Potiba.  Até 21 de março de 2013 o Baraúnas tem uma pequena desvantagem nos históricos dos clássico, o Leão soma 32 vitórias já o o rival soma 36, sendo 34 empates


Santo Padroeiro[editar | editar código-fonte] O Baraúnas tem Santa Luzia como protetora, que é a padroeira dos mossoroenses.


Polêmicas[editar | editar código-fonte] No ano de 2006, quando o Baraúnas já era campeão estadual, a Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte reverteu o título do clube, graças a uma briga nos tribunais envolvendo ABC e ASSU.  Os dois clubes pleiteavam uma vaga na semifinal do Campeonato Potiguar daquele ano, vaga esta que acabou ficando com o ABC. Porém, este seria eliminado pelo Potiguar nas semifinais. O ASSU, por sua vez, recorreu ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no Rio de Janeiro, e conseguiu anular as partidas disputadas pelo ABC nas semifinais. Entretanto, após disputa em campo com o Potiguar, o ASSU também foi eliminado.  Na decisão do campeonato, a qual fora repetida após a anulação das partidas, o Baraúnas bateu novamente o Potiguar e foi o campeão.  O Baraúnas foi eliminado da Copa do Brasil de 2007 por um erro da CBF. O Baraúnas havia eliminado o Vitória; entretanto, o STJD desclassificou o clube por ter supostamente utilizado um jogador não inscrito na competição. Posteriormente, a CBF admitiu que seu departamento de registro havia cometido um equívoco, porém sem reaver a vaga conquistada pelo Baraúnas.



Títulos[editar | editar código-fonte] Estaduais  Competição  Títulos  Temporadas    Campeonato Potiguar  1  2006    Copa RN  2  2004 e 2007    Torneio Início  2  1981 e 1988  Outras Conquistas  Competição  Títulos  Temporadas        Campeonato Mossoroense  5  1961, 1962, 1963, 1967 e 1977    Troféu Jornalista Souza Silva  1  1987    Copa Oeste  1  2000    Torneio de Verão  1  2001    Torneio Seletivo para a série C  1  2004  Taça Cidade de Mossoró  3  1977, 1985, 1988

Outras Conquistas[editar | editar código-fonte] Torneio Seletivo da Taça de Bronze RN (invicto): 1981. Torneio Incentivo Taça Dr. Aluísio Bezerra: 1978. Torneio Inicio do Camp. Mossoroense: 1961, 1962, 1963, 1967, 1972 e 1977. Taça 20° Aniversario de Inauguração do Estádio Nogueirão: 1987 Campanha de destaque[editar | editar código-fonte]  7º colocado na Copa do Brasil de 2005  Campeão do Campeonato Potiguar: 2006  3º colocado no Campeonato Brasileiro - Série D 2012  Vice-Campeão da Copa FNF de 2014







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INTERCARCARÁ DE TIBAU DO SUL

GUARANI DE JUCURUTU

PORTUGUESA DE ASSÚ