CRUZEIRO DE MACAÍBA
Cruzeiro Futebol Clube
Em 08 de outubro de 1937, um grupo de jovens amigos decide criar um time de futebol, para seus momentos de lazer e descontração. Esta equipe, inicialmente, se localizava nas proximidades do bairro do Campo da Santa Cruz. Em seu campo de treino e de jogos, existia um cruzeiro que foi construído em memórias a uma menina que faleceu próximo ao campo de futebol. O time fundado pelos jovens amigos começou a ganhar fama e sucesso, devido as suas incansáveis vitórias. Logo na cidade, começou a ser chamado do time do campo do cruzeiro, que depois se concretizou como o Cruzeiro Futebol Clube, o Cruzeiro mais antigo do Brasil. O Cruzeiro FC, em seguida, transferiu o seu campo de treino e jogo para a região aonde se localiza o atual cemitério publico de Macaíba. Ganhando maiores projeções a nível estadual, o Cruzeiro foi apelidado do “Espantalho do interior”, que dificilmente perdia uma partida em suas visitas aos campos de fora, destacando-se em Natal, Mossoró, Caicó, Macau, Ceará-mirim, Parelhas e Assú. Em suas turnês nas décadas de 50 a 60, fora do estado do Rio Grande do Norte, o Cruzeiro-FC atuou em Recife-PE, Paraiba-PB, Aracaju-SE e Fortaleza-CE, sempre conseguindo deslocamento com carros das Forças Armadas. O Dr José Jorge Maciel, ex-prefeito de Macaíba, ao ser eleito, doou em seu mandato o terreno do atual estádio de futebol do Cruzeiro. Em respeito a tal grandiosa atitude, os diretores do Cruzeiro-FC homenagearam-no dando o seu nome ao estádio (Estádio Dr. José Jorge Maciel).
Foram os fundadores do Cruzeiro: Romão Bezerra (em memória, Avô do atual Secretário de Cultura Marcelo Augusto), Vicente Inácio de Araújo (em memória, Pai do atual Presidente Executivo do Cruzeiro, o Sr João Batista e Avô do atual Presidente do Conselho Deliberativo, o Sr. Paulo Victor), João da Costa (em memória), Nestor Lima (em memória), Manoel Samuel de Araújo (Em memória), Aguinaldo Ferreira da Silva (em memória), Francisco Falcão (em memória), Luiz Cassimiro de Araújo (em memória), Sebastião Rangel (em memória), Vivaldo Cassimiro de Araújo (em memória), Luiz Inácio (em memória). Todos os nomes destes citados se encontram no estatuto do Clube como fundadores, conforme registrado em cartório.
O Cruzeiro Futebol Clube obteve o título de Utilidade Publica Municipal em 1973 e de Utilidade Publica Estadual, publicado e homologado pelo Ex-Governador do Estado do Rio Grande do Norte, o Sr José Cortez Pereira de Araújo, com data de 10 de novembro de 1973, n° 4.255. Em 1984, o ex-presidente executivo do Cruzeiro, o Sr. Francisco das Chagas Palhares, cria o Conselho Deliberativo do clube, gerando uma cúpula gestora nos processos de fiscalização e incentivos em apóio a administração do clube. Desde então, o Cruzeiro possui democracia na escolha de seus gestores a cada 3 anos. O atual quadro do Conselho Deliberativo possui 45 membros (sócios contribuintes). Na presidência executiva passaram: Geraldo Cavalcante, Francisco das Chagas Peixoto, Francisco das Chagas Souza, Edgar Dantas, Augusto Neto, Chico Brotinho, Chico Cobra, Francisco das Chagas Palhares, Francisco Menguita da Costa (o “Gaita”) e o atual, O Sr João Batista Alves de Araújo. Em sua conquistas, desde 1937, o cruzeiro acumula 46 títulos municipais (Campeonato Municipal de Macaíba-RN) e 3 títulos estaduais (Campeonato Estadual Amador, antigo matutão) em 1966, 1994 e 1996. Em 2006, 2007 e 2008 o Cruzeiro ficou com o vice-campeonato da segunda divisão do Campeonato Estadual do Rio Grande, campeonato promovido pela Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF).
Em 6 de junho de 2015 o Cruzeiro se sagrou Campeão do Campeonato Metropolitano de Futebol União - CMFU (2015), vencendo a equipe do Globo FC (Ceará-Mirim) de virada por 2 a 1. A partida foi realizada no Centro de Treinamento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Atletas do Passado[editar | editar código-fonte] Na sua formação de atletas, o Cruzeiro revelou para o Brasil: Miguel de Lima (ex-goleiro do Náutico, Vasco da Gama e outros), Djalma (ex-jogador do América-RN, Sport e Corinthians) e Wallyson (atual jogador do Cruzeiro-MG). Em Macaíba tiveram destaques: Nos anos 1950 a 1970 (Vingador, Edilson, Malheiros, Vicente, Punga, Neguinho de Punga, Zé Maria e muitos outros); Anos 1975 a 1990 (Odilon, Neré, Quinho, Batucada, João, Rui, Arí, Valério Goleiro, Zacarias e outros); 1990 a 2000 (Reinaldo, Bizú, João Menguita, Val, e outros); 2000 a 2012 (Charles, Kelson, Ricardo, Eliabe, Marquinhos de Braz e outros).
Títulos[editar | editar código-fonte] Estaduais Campeão do Campeonato Metropolitano de Futebol União - CMFU (2015) Vice-Campeonato Potiguar 2ª Divisão: 3 vezes (2006, 2007 e 2008).
Atualidade[editar | editar código-fonte] Hoje, o Cruzeiro vem executando atividades nas categorias de base, com escolinhas das categorias sub-10, sub-13 e sub-15, formando atletas e homens de bem para a cidade; Participando de competições de base a nível estadual; Participando do Campeonato Municipal de Macaíba, promovido pela Liga Macaibense de Desporto (LMDE); Desde o início do mandato da atual gestão, o Cruzeiro conta com 1 ano e 5 meses invicto na cidade de Macaíba, totalizando 21 partidas (ultima derrota foi para o América-RN em 02 de fevereiro de 2011); O Cruzeiro tem também vem executando atividades no Futebol Feminino, onde vai disputar o estadual. O Cruzeiro também vem desenvolvendo projetos para o futuro, visando a melhoria das instalações de infra-estrutura e patrimônio do clube. Em 2018, após anos em inatividade, o Cruzeiro irá disputar o Campeonato Potiguar - Segunda Divisão, onde irá enfrentar Palmeira de Goianinha e Alecrim pelo Grupo B.
Comentários
Postar um comentário