CAIÇARA DE RIACHO DE SANTANA
Caiçara Futebol Clube
A Caiçara Futebol Clube foi fundada no dia 19 de agosto de 1971, na comunidade da Caiçara, município de Riacho de Santana, no Rio Grande do Norte, pelo desportista Juvenal de Nô. O clube recebeu esse nome em homenagem à comunidade onde a equipe foi criada. Os primeiros atletas do time eram todos da própria comunidade da Caiçara, entre eles Juvenal Batista, Chico Conrado, Antônio de Doca, Neco de Doca, Raimundo de Nô, José de Godo, Coco Fernandes, Caboclo Fernandes, Clenilson, Lisboa, Sandoval, José Pire, Cícero Justino, Valdeci Pesciliano, João Batista, José Raimundo, Gilmar, João Firino, Zone, José de Cícero Bento e Chico Raimundo.
A Caiçara é o time mais antigo do município e, ao longo de sua trajetória, participou de diversos torneios e campeonatos, a nível municipal, regional e até estadual. O clube é conhecido por ter uma das torcidas mais fanáticas e apaixonadas da região.
O primeiro título do clube foi conquistado em 2008, na Copa João Bosco de Futebol Regional, ao vencer a equipe do Sport Club Sobradinho, tradicional clube do município de Riacho de Santana. A final da competição foi disputada em duas partidas: na primeira, realizada no campo do Sobradinho, a Caiçara venceu por 1 a 0, gol de Duda Alex, camisa 10 do time. A segunda partida ocorreu em 27 de janeiro de 2008, no Estádio Pai Nô, localizado na própria comunidade da Caiçara. O jogo foi eletrizante: no primeiro tempo, a Caiçara estava perdendo por 2 a 0, e, com esse placar, o Sobradinho ficaria com o título, pois no agregado a vantagem era de 2 a 1. No entanto, no segundo tempo, a Caiçara demonstrou muita garra e determinação, virando a história da partida. O zagueiro Gigi fez o primeiro gol da Caiçara, deixando o placar em 2 a 1 para o Sobradinho, com o agregado empatado em 2 a 2. Com esse resultado, o título seria decidido nos pênaltis. Em seguida, Geovanio fez o gol de empate para a Caiçara, igualando a partida em 2 a 2, e colocando a Caiçara em vantagem no agregado, com 3 a 2. No momento decisivo, o zagueiro Dodô fez o gol da vitória, garantindo o título para a Caiçara com o placar final de 3 a 2. A grande final teve um público de aproximadamente 1.000 pessoas.
Outra importante final ocorreu em 2018, na reinauguração do Estádio Municipal Pai Cajé, na cidade de Riacho de Santana, na decisão do Campeonato Municipal contra a equipe da Portuguesa. A Caiçara ficou com o vice-campeonato, após empate em 1 a 1 no tempo normal e derrota nos pênaltis. No ano seguinte, em 2019, a Caiçara alcançou mais uma vez a final do Campeonato Municipal, desta vez contra o Sobradinho, e se sagrou campeã ao vencer a final por 1 a 0, gol de Zaqueu. Ao todo, a Caiçara disputou cinco finais de campeonatos municipais de futebol, sendo campeã uma vez, vice-campeã quatro vezes e terceira colocada três vezes.
Em 2019, o clube também conquistou a Copa Pai Nô de Futebol Regional, ao vencer o São Bernardo de Luís Gomes por 2 a 1. Além disso, foi campeão da Copa Mané Coco de 2019, ao derrotar a Portuguesa de Riacho de Santana por 1 a 0, e também venceu a Copa Teresa Elias, novamente superando a Portuguesa pelo mesmo placar de 1 a 0. Ambas as competições foram disputadas na categoria máster, reunindo jogadores do passado e atuais.
O patriarca da família "Caiçara", o saudoso Nozinho Barros, carinhosamente apelidado de Pai Nô, foi um cidadão respeitado em todo o município de Riacho de Santana. Ele foi o responsável pela doação do terreno para a construção do campo da Caiçara Futebol Clube, e, em sua homenagem, foi idealizada a Copa Pai Nô de Futebol Regional.
Os principais jogadores da história do clube incluem Gilson, Edilson, Antônio Lisboa, Hélio, Badú, Gilvan, Giliarde, Zé Preto, Duda, Vagner e Geovanio Fernandes, que, com a camisa 7, é considerado um dos maiores atacantes que a Caiçara já teve. Geovanio entrou para o time em 2007 e foi fundamental na conquista do primeiro título do clube, a Copa João Bosco de Futebol Regional, em 2008. De 2007 a 2020, ele continua sendo o maior artilheiro da equipe, com mais de 300 gols.
Os jogadores que se destacaram no ano de 2019 foram: Douglas, Zaqueu, Ryan, Luciano, Pedro Neto, Mateus, Pepeta, Mayke, Bruno Potiguar, Pedin, Antônio Victor, Vandin, Badú, Duda, George e Jeferson Nunes. Atualmente, o elenco caiçarense é formado por: Douglas, Pedro Neto, George, Zaqueu, Laércio, William, Luciano, Deivid, Badú, Ryan, Bosquinho, Geovanio, Duda, Izac, Gabriel, Jeferson Nunes, Jeferson Katlen e Rafael. O técnico é Gabriel Fernandes (Badú), com auxiliares Pedro Ricardo e Hélio. Destaque para o atleta Badú, considerado o melhor meio-campista que o clube já teve.
Atualmente, o senhor Francisco Gabriel Fernandes (Badú), sobrinho do fundador do clube, Juvenal de Nô, além de jogador e técnico da equipe, ocupa também o cargo de presidente da Caiçara Futebol Clube.
Instagram: @caicara_futebol_clube
Galeria de Fotos:
Juvenal de Nô (Fundador do time)
Nozinho Barros "Pai Nô"
Badú (Presidente, jogador e técnico do time)
Geovanio Fernandes (Maior artilheiro do time)
Caiçara Futebol Clube (Escudo antigo)
Estádio Municipal Pai Cajé (Riacho de Santana)































































Comentários
Postar um comentário