FLAMENGO DE LAGOA SALGADA

Flamengo Futebol Clube

O Flamengo Futebol Clube foi fundado em 20 de dezembro de 1953 na comunidade do Sítio Catolé, município de Lagoa Salgada, Rio Grande do Norte. Tudo começou entre as décadas de 1940 e 1950, quando os habitantes da comunidade praticavam futebol como forma de lazer em um campo improvisado, localizado na várzea do Rio Trairi, em um terreno que pertencia ao Sr. Bidú (atualmente propriedade de Diógenes Mendonça). Os jogadores da época incluíam José Paulino, Geraldo Preto, Geraldo Luiz, Geraldo Cudulina, Cláudio Mendonça, Cícero Tobias, José Carlos (árbitro), Cícero Abel, Luiz de Totonha, Luiz Aurora, Elói Mendonça (goleiro), João Olinto, Agenor, José Mendonça, os irmãos Joca Terto, Pedro Terto e Antônio Terto, e os irmãos Manoel Damião e Joaquim.

Em 20 de dezembro de 1953, José Paulino de Mendonça e Maria Ibanês de França fundaram o primeiro time da comunidade, o São Jorge Futebol Clube, que mais tarde mudaria seu nome para Flamengo. A primeira formação do São Jorge era composta pelos atletas mencionados. Vale destacar as condições precárias da época: não havia transporte na comunidade, e os jogadores tinham que se deslocar a pé, muitas vezes caminhando até 20 quilômetros para chegar ao local dos jogos. Mesmo assim, frequentemente retornavam comemorando as vitórias.

Em 1977, uma geração talentosa de jogadores se destacou na comunidade. Entre eles estavam Severino Gomes (Noquinha), que era goleiro e também jogava em outras posições; Evangélista Mendonça (Evan) e Digo, que atuavam como zagueiros; Lucas Peixoto, lateral-esquerdo; José Soares (Zeca Lionido), lateral-direito; e os volantes Rivaldo, Cícero de Ciliro e Zé de Geraldo Preto. No ataque, estavam Severino de Geraldo Preto, Biló e Chiquinho de dona Carma, com Evandro Mendonça brilhando no meio de campo. O time era comandado por José Paulino e Geraldo Preto, e o árbitro das partidas era Zé Carlos.

Os jogos do São Jorge ocorriam em um campo de barro, localizado próximo à capela de Nossa Senhora de Fátima, em um terreno com muitas pedras. Ao longo do tempo, o campo mudou de lugar quatro vezes e, desde 1990, encontra-se em frente à casa do fundador do time.

Em 1983, Dedé Ramos assumiu a administração do São Jorge e, junto com Lucas Peixoto, mudou o nome do time para Flamengo Futebol Clube, que passou a ser conhecido como Flamengo do Catolé. Entre 1998 e 1999, Antônio de Elino assumiu a direção e mudou o nome do time para Vasco da Gama, mas essa mudança durou apenas enquanto ele esteve à frente do clube. Durante esse período, o goleiro Luiz Gonzaga (Zaga) se destacou.

Com a saída de Antônio de Elino, Dedé Ramos reassumiu o comando e o time voltou a se chamar Flamengo Futebol Clube, sendo carinhosamente apelidado de Flamengo do Catolé. Ao longo dos anos, vários jogadores deixaram sua marca no clube, como Severino Gomes (Noquinha), que jogava em todas as posições, além de Preta e Shiba, que formavam uma dupla talentosa de meias. Os goleiros Canindé Abdon, Zé Nanico e Gonzaga também fizeram história no time.

Em 2015, Gilson Guedes (Pedro Barro) assumiu a direção do Flamengo do Catolé, permanecendo no comando até os dias atuais. O elenco atual do Flamengo inclui Cláudio (goleiro), Fábio e Rafael (zagueiros), Márcio e Jordão (laterais), Claudinho e Novinho (volantes), os irmãos Gerson e Gilson (meias), e Léo das Parelhas e Felipe Oliveira (atacantes). Os reservas são Felipe, Cido, Paulo Rodrigues, Mateus e Sandro (goleiro).

As principais conquistas do Flamengo do Catolé incluem o vice-campeonato da primeira edição do Campeonato Municipal de Futebol em 1985, além de vice-campeonatos em 2018 e 2019, quando perdeu a final do Campeonato Municipal de Lagoa Salgada para o Volta Redonda nos pênaltis. O clube foi campeão do Torneio Municipal de Futebol em 1999, ainda com o nome de Vasco da Gama.

O Flamengo do Catolé se destaca não apenas pelo desempenho em campo, mas também pela organização fora das quatro linhas, sendo uma das instituições esportivas mais estruturadas do município. O clube possui CNPJ 12.744.983/0001-50, registrado em 18 de novembro de 1987, e sua trajetória é marcada pelo apoio da comunidade local, consolidando-o como uma referência no cenário esportivo da região.

Galeria de Fotos:
São Jorge Futebol Clube (Em 1977, o senhor de chapéu é José Paulino fundador do time).

Vasco da Gama Futebol Clube





OBS: Desenho do escudo do blog GINO ESCUDOS.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INTERCARCARÁ DE TIBAU DO SUL

GUARANI DE JUCURUTU

PORTUGUESA DE ASSÚ