BARCELONA DE SERRA DO MEL

Barcelona Futebol Clube

O Barcelona Futebol Clube foi fundado em 08 de dezembro de 1978, na comunidade da Vila Mato Grosso, município de Serra do Mel, estado do Rio Grande do Norte. O clube foi criado originalmente com o nome de Mato Grosso Futebol Clube, pelo desportista Manuel Marcelino de Sousa, conhecido como “Nezinho”. No ano de 2017, o senhor Thiago Paiva decidiu mudar o nome da equipe para Barcelona Futebol Clube, em referência ao gigante espanhol FC Barcelona, um dos maiores clubes de futebol do mundo.

O Barcelona da Vila Mato Grosso utiliza um escudo semelhante ao do clube espanhol, com pequenas diferenças: em vez das letras “FCB”, o time potiguar exibe o nome “Mato Grosso”, em referência direta à sua comunidade. Reconhecido como um dos clubes mais vitoriosos da região, o Barcelona conquistou seu primeiro grande título em 1991, ao sagrar-se campeão do Campeonato Municipal de Futebol de Serra do Mel. Em 2018, o clube voltou a fazer história ao levantar novamente o troféu, conquistando o bicampeonato municipal.

O clube também possui dois títulos do Campeonato Intermunicipal de Serra do Mel, conquistados nos anos de 2014 e 2019, além de um título do Campeonato Intermunicipal da cidade de Carnaubais, em 2013. Na categoria de base, o Barcelona foi campeão da 2ª Copa Meninos da Serra Sub-20, realizada em 2008, e acumula ainda alguns vice-campeonatos nas categorias Sub-20 e Sub-23.

Ao longo de sua história, o Barcelona Futebol Clube revelou e contou com grandes jogadores que marcaram época no futebol de Serra do Mel. Entre os nomes mais lembrados está Tota, considerado um dos maiores atletas de todos os tempos do município.

Outro destaque é o grupo dos quatro irmãos que defenderam com garra as cores do clube: Antônio de Cotinha, Nenego, Aldemir e Wilson, sendo este último com passagem pelo futebol profissional. Na campanha do título municipal de 1991, o ataque formado por Pelé e Tota ficou marcado na memória dos torcedores. O clube também teve ídolos eternos, como o inesquecível Márcio Marcelino de Sousa, eterno camisa 10 e filho do fundador Manuel Marcelino de Sousa (Nezinho).

Debaixo das traves, o Barcelona sempre teve grandes goleiros formados em casa. Entre eles, o saudoso Chico da Maísa, um dos pioneiros da posição; Espedito, que deu sequência à tradição; e o lendário Ronaldo, considerado o maior goleiro da história da equipe nos anos 1990. Outros nomes que se destacaram como “crias da casa” foram Alcivan, Alison (conhecido como Vandinho), Didi e Valmir, que ainda defendem o clube com orgulho.

Jogadores de fora do município também deixaram sua marca, como o goleiro Nilson Lagartixa, Rogério, Adeilson, presente em quase todos os títulos do clube, além dos gêmeos Cosme e Damião, conhecidos como “Os Copinhos”. O goleiro Jorge foi campeão do Intermunicipal de Carnaubais, enquanto Marcelo Viana, atualmente considerado o melhor jogador da Serra do Mel, iniciou sua trajetória no clube em 2006, aos 14 anos, na categoria Sub-20. Outro nome histórico é o zagueiro Aldivan, mais conhecido como Denha, apontado como um dos maiores defensores da história do Barcelona, tanto em número de partidas quanto em conquistas.

Atualmente, a gestão do Barcelona Futebol Clube é conduzida por três dirigentes: Thiago Paiva, que exerce as funções de diretor e técnico; Douglas Albuquerque, presidente; e Wendson Azevedo, vice-presidente.

O destaque fica para Thiago Paiva, que há muitos anos lidera o time e possui um vasto currículo de títulos conquistados pelo Barcelona e outras equipes. Com o Barça, foi:
  • Bicampeão Intermunicipal de Serra do Mel (2014 e 2019);

  • Campeão Intermunicipal de Carnaubais (2013);

  • Campeão Municipal de Serra do Mel (2018);

  • Bicampeão do Campeonato de Inverno da Vila Tocantins (2015 e 2020);

  • Bicampeão Intermunicipal de Porto do Mangue (2015 e 2020);

  • Vice-campeão Municipal de Serra do Mel (2012);

  • Vice-campeão Intermunicipal de Porto do Mangue (2011);

  • Campeão Sub-20 como jogador (2008).

Por outras equipes, Thiago também conquistou:

  • Campeonato do CSU de Mossoró (2020);

  • Campeonato do Bairro Vingt Rosado, em Mossoró (2020 e 2021);

  • Vice-campeonato do CSU (2021);

  • Vice-campeonato do Vingt Rosado (2019).
Mantra do Clube:
"Respeita o manto, aqui é raça, aqui é Vila Mato Grosso, aqui é Barcelona!"

Instagram: @mato_grrosso_fc

Galeria de Fotos:













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CADET DE TOUROS

GUARANI DE JUCURUTU

ESTRELA DO MAR DE PASSAGEM