GUARANI DE BOA SAÚDE

Guarani Futebol Clube

No início da década de 1950, os moradores da comunidade dos Gatos, então distrito pertencente ao município de São José de Mipibu, reuniram-se com o intuito de criar um time de futebol que proporcionasse lazer aos finais de semana. Assim, nasceu o Guarani Futebol Clube em 15 de janeiro de 1950. Aos domingos, os jogos do time eram disputados com o campo cercado por torcedores animados. Nos anos 1980, Zé Pequeno assumiu a presidência do clube, onde permaneceu por 12 anos. Posteriormente, a liderança passou para Manoel Guino e Dedé Baraúna, que dirigiram o time por quase 30 anos. Entre os principais jogadores dessa época estavam Zé Pequeno, Pununa, Luiz Guino, Panca, Dedé de Eliza, João Braz, Dedé de Bembem, Joãozinho, Armando, Tarugo, José Adilson, Diz, José de Bino, João Tetel, Nildo de Otacílio e Jânio.

Após um período, Manoel Guino transferiu a presidência para seu filho Tito, que permaneceu no cargo até 2004. Desde então, várias pessoas assumiram a presidência do clube. Recentemente, Gabi liderou o Guarani por mais de 10 anos e atualmente é um dos colaboradores e jogador do time.

Ao longo de mais de 70 anos de história, o Guarani Futebol Clube participou de diversos campeonatos, com destaque para as campanhas na Copa Agreste de Futebol em 2000, 2001 e 2002, chegando às quartas de final em 2000 e 2001. O Guarani também conquistou títulos importantes em torneios regionais, como o vice-campeonato no torneio de inauguração do estádio de Boa Saúde em 2002. Em 2018, foi campeão na categoria titular do torneio do Grêmio de Manoel Matias, e na categoria juvenil, conquistou o terceiro lugar. O time também foi vice-campeão da Copa Dr. Wellington Rocha em 2014 e campeão invicto da 1ª Copa Mário Cordeiro de Futebol em 2015. No ano seguinte, em 2016, foi vice-campeão invicto, sendo derrotado apenas nos pênaltis, e em 2017 ficou em terceiro lugar.

O Guarani tem orgulho de um feito inédito no futebol amador do município: a invencibilidade em 36 partidas amistosas disputadas em todo o Rio Grande do Norte e na Paraíba. O elenco atual é composto por 24 atletas: Marcelo, Ronaldo, Julio, Gabi, Chiquinho, Geovane, Frank, Pununa, Jailson, Canhoto, Tio Neco, Burico, Souza, Daniel, Nên, Bruno, Gean, João Pilão, Chuca, Mussú, Joel, Josivan "Pixu", Cheiroso e Manoel.

O Guarani Futebol Clube presta uma homenagem especial ao seu patrono e torcedor número 1, o senhor José Guino, um dos fundadores da equipe, que, mesmo com a saúde debilitada, acompanhava todos os jogos, não perdendo uma partida sequer, fosse em casa ou fora, aos 90 anos. Outro grande nome na história do clube é Joelmir José da Silva, o "Pena", irmão do ex-presidente, que marcou época vestindo a camisa do Bugre.

Atualmente, o presidente do Guarani Futebol Clube é o senhor Gean Ferreira. O clube agradece a todos que contribuíram e continuam a contribuir para a história da Família Guarani, lembrando com carinho daqueles que já partiram, mas que sempre estarão presentes nos corações de todos.

Texto: Paula Anielle do Nascimento.

Galeria de Fotos:













senhor José Guino
Joelmir José da Silva "Pena"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CADET DE TOUROS

GUARANI DE JUCURUTU

ESTRELA DO MAR DE PASSAGEM