AMÉRICA DE SÃO FRANCISCO DO OESTE

América Futebol Clube

O América Futebol Clube foi fundado no dia 15 de junho de 1982 na cidade de São Francisco do Oeste, estado do Rio Grande do Norte, pelo então prefeito do município, o senhor Gabriel Leite. Nos primeiros anos de existência, os responsáveis pelo clube eram os desportistas Ananias e Jean. Em 1986, o clube passou a ser comandado pelo desportista José Galdino Sobrinho, que teve que assinar um termo de responsabilidade junto ao senhor Gabriel Leite para cuidar do América Futebol Clube. O nome e o escudo do time foram inspirados no América de Natal, um dos maiores clubes de futebol do Rio Grande do Norte e da região Nordeste do Brasil.

Já na década de 90, a equipe passou a ser comandada por Eugênio de Freitas, tendo como técnico Sivândio Guerra e como auxiliar José Galdino. Nesse período, o clube contava com Betinho Anão como massagista, uma figura folclórica da equipe. O América do Oeste, como ficou conhecido na região, participou de diversas competições a nível municipal, estadual e interestadual. Foi nessa época que a equipe alcançou seus momentos de glória, sagrando-se tricampeã do Campeonato Regional de Pau dos Ferros, organizado pela Liga Desportiva Pauferrense, comandada por Genilson Pinheiro, fundador da Sociedade Esportiva Pauferrense.

O América também foi campeão da Copa Garibaldi Alves de Futebol da região do Alto Oeste Potiguar, o que lhe garantiu o direito de disputar o quadrangular final da competição em São Gonçalo do Amarante. Na final, realizada em 12 de fevereiro de 2000, o América foi derrotado por 1 a 0 pelo selecionado de Arez, ficando com o título de vice-campeão. A competição contou com a participação de 100 equipes de todas as regiões do estado. Além disso, o América foi inúmeras vezes campeão municipal de futebol.

Em 2008, o América conquistou a III Copa ASSOCID de Futebol Mini Campo no DNCOS, em Pau dos Ferros, onde além do título, ganhou vários prêmios individuais: Ed Carlos foi eleito o melhor goleiro, Mateus foi a revelação do campeonato, e Flaviano foi eleito o melhor jogador e artilheiro da competição.

No entanto, o grande feito da equipe foi a conquista da Copa Difusora de 1999, uma competição que incluía equipes dos estados da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, organizada pela Rádio Difusora de Cajazeiras-PB. Esse feito foi ainda mais impressionante porque o América estreava na competição e venceu na grande final o Corinthians de Cachoeira dos Índios-PB. No ano seguinte, em 2000, chegou novamente à final e ficou com o título de vice-campeão.

Na década de 90, além das conquistas dentro de campo, foi também o período em que o América Futebol Clube formalizou seu CNPJ (01.057.635/0001-98), por meio do senhor José Eugênio de Freitas Lunguinho, no dia 07 de fevereiro de 1996.

Em 2023, o América Futebol Clube participou mais uma vez da tradicional Copa Primo Fernandes, a maior competição de futebol amador da região. Ficou no grupo B, ao lado do Rua Nova Futebol Clube de Almino Afonso, Associação Atlética Ribeirão de São Miguel e São José Futebol Clube de Venha-Ver. A estreia do América aconteceu no Estádio Municipal "O Piozão" em Major Sales, onde enfrentou o Ribeirão e perdeu por 1 a 0. Na segunda partida, derrotou o Rua Nova por 3 a 1. Encerrando sua participação na competição, empatou em 0 a 0 contra o São José, sendo eliminado ainda na primeira fase.

Atualmente, o América manda suas partidas no Estádio Municipal Francisco Rivaldo da Costa "O Rivaldão", em São Francisco do Oeste. Hoje, o clube é administrado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo do município, contando com o apoio total da Prefeitura Municipal de São Francisco do Oeste, através do prefeito Lusimar Porfírio da Silva.

Instagram: @americado_oeste

Galeria de Fotos:








































Estádio "O Rivaldão"





Bandeira do América Futebol Clube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRICIÚMA DE RIO DO FOGO

JASC DE SEVERIANO MELO

CATOLÉ DE RIACHO DE SANTANA