AMÉRICA DE SÃO FRANCISCO DO OESTE

América Futebol Clube

O América Futebol Clube foi fundado em 15 de junho de 1982, na cidade de São Francisco do Oeste, Rio Grande do Norte. Nos primeiros anos, os responsáveis pelo clube foram os desportistas Ananias e Jean. Em 1986, o clube passou a ser comandado pelo desportista José Galdino Sobrinho, que assinou um termo de responsabilidade junto ao então prefeito Gabriel Leite para cuidar do América Futebol Clube. O nome e o escudo do time foram inspirados no América de Natal, um dos maiores clubes de futebol do Rio Grande do Norte e da região Nordeste do Brasil.

Na década de 1990, a equipe passou a ser comandada por Eugênio de Freitas, tendo Sivândio Guerra como técnico e José Galdino como auxiliar. Nesse período, o clube contava com Betinho Anão como massagista, uma figura folclórica da equipe. Conhecido como América do Oeste na região, o clube participou de diversas competições municipais, estaduais e interestaduais. Foi nessa época que a equipe alcançou seus momentos de glória, sagrando-se tricampeã do Campeonato Regional de Pau dos Ferros, organizado pela Liga Desportiva Pauferrense e presidida por Genilson Pinheiro, fundador da Sociedade Esportiva Pauferrense.

O América também foi campeão da Copa Garibaldi Alves de Futebol na região do Alto Oeste Potiguar, o que garantiu ao clube o direito de disputar o quadrangular final da competição em São Gonçalo do Amarante. Na final, realizada em 12 de fevereiro de 2000, o América foi derrotado por 1 a 0 pelo selecionado de Arez, ficando com o título de vice-campeão. A competição contou com a participação de 100 equipes de várias regiões do estado. Além disso, o América conquistou diversos títulos municipais de futebol.

Em 2008, o América venceu a III Copa ASSOCID de Futebol Mini Campo no DNCOS, em Pau dos Ferros. Além do título, ganhou prêmios individuais: Ed Carlos foi eleito o melhor goleiro, Mateus foi a revelação do campeonato, e Flaviano foi eleito o melhor jogador e artilheiro da competição.

Um dos grandes feitos da equipe foi a conquista da Copa Difusora em 1999, uma competição que incluía equipes da Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, organizada pela Rádio Difusora de Cajazeiras-PB. Esse feito foi ainda mais impressionante porque o América estreava na competição e venceu a grande final contra o Corinthians de Cachoeira dos Índios-PB. No ano seguinte, em 2000, chegou novamente à final e ficou com o título de vice-campeão.

Na década de 1990, além das conquistas em campo, o América formalizou seu CNPJ (01.057.635/0001-98), registrado por José Eugênio de Freitas Lunguinho em 07 de fevereiro de 1996.

Em 2023, o América Futebol Clube participou mais uma vez da tradicional Copa Primo Fernandes, a maior competição de futebol amador da região. No grupo B, ao lado de Rua Nova Futebol Clube de Almino Afonso, Associação Atlética Ribeirão de São Miguel e São José Futebol Clube de Venha-Ver, o América estreou no Estádio Municipal "O Piozão", em Major Sales, enfrentando o Ribeirão e perdeu por 1 a 0. Na segunda partida, derrotou o Rua Nova por 3 a 1. Encerrando sua participação na competição, empatou em 0 a 0 contra o São José, sendo eliminado ainda na primeira fase.

Atualmente, o América manda suas partidas no Estádio Municipal Francisco Rivaldo da Costa, conhecido como "O Rivaldão", em São Francisco do Oeste. Hoje, o clube é administrado pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Turismo, contando com o apoio total da Prefeitura Municipal de São Francisco do Oeste, através do prefeito Lusimar Porfírio da Silva.

Instagram: @americado_oeste

Galeria de Fotos:








































Estádio "O Rivaldão"





Bandeira do América Futebol Clube

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRICIÚMA DE RIO DO FOGO

CATOLÉ DE RIACHO DE SANTANA

INTERCARCARÁ DE TIBAU DO SUL