ALEXANDRIA FUTEBOL CLUBE
Alexandria Futebol Clube
O Alexandria Futebol Clube foi fundado em 1º de janeiro de 2013, na cidade de Alexandria, localizada na região do Alto Oeste Potiguar, no estado do Rio Grande do Norte. Originalmente, o clube foi fundado com o nome de Barriguda Futebol Clube pelo então secretário de esportes do município, Fabiano Mariano, com o intuito de ser uma espécie de Seleção Municipal, principalmente para representar Alexandria na Copa Primo Fernandes, a maior competição de futebol amador da região, realizada na cidade de Major Sales.
Na sua primeira participação, o Alexandria Futebol Clube foi alocado no grupo G, ao lado do ADESE de Doutor Severiano, Nazaré Esporte Clube de Coronel João Pessoa e Associação Atlética Caiçara de Paraná. O clube fez uma boa campanha na fase de grupos e se classificou para as oitavas de final, onde enfrentou a equipe do Paraná em duas partidas. Na primeira, jogando na casa do adversário, o Alexandria empatou por 1 a 1. Na segunda partida, atuando no Estádio Municipal Antônio Fernandes Mousinho, conhecido como "O Fernandão," em Alexandria, o time venceu o Paraná por 4 a 1. Nas quartas de final, em partida única realizada no Estádio Municipal "O Piozão," em Major Sales, o Alexandria FC enfrentou o Amigos Futebol Clube de Poço Dantas. Após empatar em 1 a 1 no tempo normal, o Alexandria foi eliminado nos pênaltis por 9 a 8 pela equipe paraibana.
Em 2014, o Alexandria Futebol Clube disputou novamente a Copa Primo Fernandes, ficando no grupo G ao lado das equipes paraibanas Brejo dos Santos Esporte Clube, Santa Cruz e Bom Sucesso. Infelizmente, o Alexandria não fez uma campanha tão boa quanto no ano anterior e foi eliminado ainda na fase de grupos. Em 2015, ficou no grupo C, junto com as equipes de Bom Sucesso, Jericó e Brejo dos Santos, e novamente não passou da fase de grupos.
O Alexandria só voltou a participar da Copa Primo Fernandes em 2018, quando o novo secretário de esportes, Giovani Figueiredo, alterou o nome do time de Barriguda FC para Alexandria FC. Naquele ano, a equipe foi incluída no grupo F, sediado na cidade de Tenente Ananias, juntamente com União de Riacho dos Cavalos-PB, 8 de Maio FC de Jericó-PB, Vila Real e TAMEC, ambas de Tenente Ananias. Apesar de uma boa participação, o time não conseguiu avançar da fase de grupos.
Em 2019, o Alexandria Futebol Clube fez uma excelente campanha na fase de grupos, integrando o grupo E, com sede em Antônio Martins, junto com Central de Serrinha dos Pintos, Atlético de Lucrécia e Boa Esperança de Antônio Martins. Nas oitavas de final, o Alexandria foi eliminado ao perder por 3 a 1 para o Manancial de Major Sales, que se tornaria o grande campeão da competição.
O primeiro escudo do Alexandria Futebol Clube, quando ainda era chamado de Barriguda Futebol Clube, trazia a imagem da Serra da Barriguda, o maior símbolo do município e eleita uma das sete maravilhas do estado do Rio Grande do Norte.
Comentários
Postar um comentário