ACDF DE FELIPE GUERRA
Associação Cultural Desportiva Felipense
A Associação Cultural Desportiva Felipense (ACDF) foi fundada no dia 26 de agosto de 1967, em um sábado à tarde, na cidade de Felipe Guerra, localizada na região do Alto Oeste do estado do Rio Grande do Norte. Os idealizadores do clube foram os desportistas Alberto de Chaga, Zezito Barra, Seu Brasil, SGT Mombasa, Paulo de Edilino e Alberto de Titiu. A ACDF foi criada com o intuito de ser a principal entidade esportiva do município, representando o esporte de Felipe Guerra em todas as regiões do estado.
As décadas de 80 e 90 foram marcantes na história da ACDF, pois o clube estava em um período de aprendizagem e evolução nas modalidades de futebol de campo e, principalmente, futebol de salão (futsal). A equipe era composta por jogadores que uniam técnica e determinação. Foram tempos difíceis, enfrentando adversários mais experientes, como a ACDA de Apodi e a Seleção de Itaú, que dominaram o futsal da região durante alguns anos. No entanto, com o passar dos anos, e após muito treino e dedicação, a ACDF conseguiu reverter esse cenário, passando a vencer seus dois principais rivais e outras equipes da região Oeste do RN, inclusive times de Mossoró. A ACDF contava com o apoio incondicional da fanática torcida felipense, que sempre estava ao lado da equipe, independentemente de onde jogassem.
Entre os jogadores da época, destacam-se Tata, Cezar, Neto, Atailton, Joaquim, Ranin, Wandilson, Batista, Valcides, Olivacy, Emerson, e Moises, sob o comando do técnico Wilson Pascoal. O auge da ACDF ocorreu no início dos anos 90, em especial no ano de 1993, na Copa Oeste de Futebol, uma das competições mais tradicionais do futebol amador da região, organizada pela Liga Desportiva Mossoroense (LDM). Na final, realizada no dia 17 de abril, um domingo, a equipe felipense venceu a equipe de Grossos por 2 a 1, com dois gols de Haroldo Ferreira, que, anos depois, seria eleito prefeito do município. A ACDF conquistou o título de forma invicta, um marco para Felipe Guerra. Outro atleta fundamental nesse título foi Ronaldo Pascoal, conhecido como "Daldinho," que anos depois se tornaria vereador. Ele era zagueiro central, jogando ao lado de Adaílton de Bielinho ou Tidila de Albinha, e era conhecido por sua segurança na marcação, sem permitir que os adversários o driblassem. Era um homem de confiança do técnico Paulo de Edilino e seguiu suas orientações com firmeza.
Outro destaque do time campeão foi Celiton, conhecido como "Maestro." Com técnica e precisão nos passes, ele atuava como volante ou meia-esquerda, sendo o cérebro pensante da equipe e uma referência para os jogadores mais jovens. Essa mescla de experiência e juventude foi uma das características marcantes da ACDF de 1993. Esse título ainda é a maior conquista do esporte de Felipe Guerra, e todos os atletas, comissão técnica e dirigentes que fizeram parte dessa linda história estão eternizados na instituição ACDF e no coração dos torcedores felipenses.
Após o título de 1993, a ACDF foi vice-campeã em 1997, ao perder a final para o Rocas, de Pendências. Em 2003, foi vice-campeã novamente, derrotada pelo tradicional CSI de Itajá. Nas últimas edições da Copa Oeste de Futebol (2018 e 2019), o clube não fez boas campanhas, muito em razão do abandono do Estádio Municipal Antônio Cândido de Macedo Pascoal, principal praça de esportes do município.
Em 2017, a ACDF se filiou à Liga Norte-rio-grandense de Futsal para participar do I Campeonato Potiguar de Futsal da entidade recém-criada. Em 2021, também se filiou à Federação Norte-rio-grandense de Futsal (FNFS) para disputar o Campeonato Estadual de Futsal. A ACDF ficou no grupo A, ao lado das equipes Cajuais de Rodolfo Fernandes, Hipernet, e UNIVAP, ambas de Apodi. Estreou com um empate por 2 a 2 contra o Hipernet, em Apodi, e em seguida jogou em casa, no Ginásio Poliesportivo Genilson Almeida, onde foi derrotada pela UNIVAP por 6 a 2. Na terceira rodada, venceu o Cajuais por 7 a 5 em Felipe Guerra. Depois, perdeu para o Cajuais em Rodolfo Fernandes por 5 a 2, venceu a UNIVAP por 3 a 1 em Apodi, e encerrou a fase de grupos com uma vitória de 6 a 4 sobre o Hipernet, classificando-se para a fase seguinte. Nas oitavas de final, enfrentou o Carnaubais, que se consagrou campeão do campeonato. A ACDF foi derrotada em casa por 3 a 2 e, no segundo jogo, perdeu por 5 a 1 em Carnaubais, encerrando sua participação.
A Associação Cultural Desportiva Felipense (ACDF) é uma das equipes esportivas mais organizadas da região do Alto Oeste Potiguar. O clube possui CNPJ 11.035.568/0001-64, registrado em 05 de maio de 2006, por José Manassés de Souza. A ACDF também presta um grande serviço à comunidade de Felipe Guerra, com escolinhas nas categorias sub-14, sub-16 e sub-19, além de equipes de futsal feminino e voleibol masculino. O atual presidente é Cleyton Fernandes de Souza.
Galeria de Fotos:
Comentários
Postar um comentário