DESPORTIVA ITAUENSE DE ITAÚ

Associação Desportiva Itauense

A Associação Desportiva Itauense (ADI) foi fundada em 13 de fevereiro de 2023, na cidade de Itaú, localizada na região do Alto Oeste Potiguar, a 362 km da capital, Natal. A associação foi idealizada por seis professores de educação física: professor Rudney, professor Rochelehudson, professor Hilton, professor Alailton, professor Renato e a professora Letícia. Esse sonho compartilhado se tornou realidade, principalmente para proporcionar a prática esportiva para as categorias de base e adulto do município.

Logo em seu primeiro ano de fundação, a ADI disputou o Campeonato Estadual de Futsal Masculino Adulto do Rio Grande do Norte. A estreia aconteceu na cidade de São Miguel, contra a Associação Cultural e Esportiva São Miguel, e a ADI venceu por 1 a 0. Em sua primeira partida em casa, no Ginásio Poliesportivo Emanuela Fernandes de Melo, em Itaú, enfrentou o Apodi Futsal, o melhor time do estado e atual campeão, e perdeu por 6 a 2. Na terceira partida, a ADI venceu a Associação Cultural e Desportiva Impacto Clube em Mossoró por 3 a 2. No returno, enfrentou novamente o Impacto Clube, empatando em 3 a 3 em Itaú. Na quinta rodada, jogando fora de casa contra o Apodi Futsal, foi derrotada por 10 a 0. Na última rodada da fase de grupos, venceu o São Miguel em Itaú por um placar apertado de 6 a 5.

Nas oitavas de final, a ADI enfrentou uma das equipes mais tradicionais do futsal do estado, o URV Futsal de São Gonçalo do Amarante. Na primeira partida, em casa, empatou em 4 a 4. Na partida de volta, em São Gonçalo do Amarante, a ADI perdeu por 4 a 1. No entanto, devido à irregularidade de um jogador do URV Futsal, que atuou suspenso após receber três cartões amarelos, a ADI ganhou o direito de se classificar para as quartas de final.

Nas quartas de final, enfrentou o Jandaíra Futsal. No primeiro jogo, em Itaú, empatou por 5 a 5. No jogo de volta, em Jandaíra, a ADI foi derrotada por 6 a 2, encerrando sua participação no campeonato em seu ano de estreia entre as oito melhores equipes de futsal do Rio Grande do Norte.

A ADI destaca-se pelo trabalho em grupo, com uma equipe jovem, cuja média de idade é de 23 anos. O capitão do time, Abel, é o jogador mais experiente, com 31 anos, e está em sua quinta edição da competição estadual, tendo passagens pelo Impacto de Mossoró, ACDF de Felipe Guerra, Cruzeiro de Assú, Potiguar de Mossoró e, agora, pela ADI.

Outros jogadores promissores do elenco incluem o goleiro Layon, de 19 anos, com experiência em categorias de base do estado, vestindo as camisas da UNIVAP de Apodi e do Globo Futebol Clube de Ceará-Mirim. O time conta ainda com atletas talentosos como Vanvan, Gabriel, Denir e Yago. A diretoria da ADI espera que, dentro de 3 a 5 anos, a equipe esteja disputando finais nas principais competições da região.

Na categoria de base, a ADI participou do III Campeonato Intermunicipal de Escolinhas de Futsal, sendo eliminada nas semifinais da categoria Sub-17 pela forte equipe do Cajuais de Rodolfo Fernandes, em partida realizada na cidade de Apodi.

O principal objetivo da ADI, acima de tudo, independente dos resultados dentro de quadra, é focar na educação dos jovens. Se eles irão se destacar no esporte, ainda é incerto; o intuito da ADI é formar cidadãos de bem. Destaque para alguns atletas das categorias de base, como Luiz, Nicolas e Elias do Sub-9; Pedrinho do Sub-10; Sael do Sub-11; José Arthur e Caio do Sub-12; Ryam e Renan do Sub-13; Wigines do Sub-14; Rayr e Moisés do Sub-15; Júlio César e Marlon do Sub-16; e João Paulo, Alessandro, Gleidson Yure, entre outros do Sub-17.

A Associação Desportiva Itauense agradece a confiança de todos os atletas e à comissão técnica do clube. Acompanhe as redes sociais do clube e seja um parceiro desse grande projeto (ADI).

Texto: Professor Alailton Maia.

Instagram: @adi_desportiva_itauense

Galeria de Fotos:




























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CADET DE TOUROS

GUARANI DE JUCURUTU

ESTRELA DO MAR DE PASSAGEM