VASP DE TOUROS

Vasp Futebol Clube

A Vasp Futebol Clube foi fundada no dia 20 de maio de 2000. Naquela época, existiam dois clubes amadores no distrito de Cajueiro. O Vasco da Gama era o campeão municipal de futebol, e o Clube Recreativo Flamengo de Cajueiro, um dos maiores clubes da história de Touros, que, por sinal, ainda está ativo. Em um movimento entre alguns atletas dos dois clubes, surgiu a ideia de criar uma nova agremiação, distinta dos times já existentes na comunidade. Josivan da Silva Antônio, mais conhecido no município como Dinho, teve a ideia de fundar o clube. Em meio a uma reunião com Márcio Araújo, conhecido como Marcinho, que também era atleta do Flamengo, chegaram a um acordo comum: homenagear uma grande empresa da época, muito famosa, a VASP (Viação Aérea São Paulo), uma empresa de aviação civil no Brasil. Com isso, estava se formando um dos clubes mais importantes de Touros.

O Azulão de Cajueiro, como o time ficou conhecido, ainda não conquistou títulos em competições municipais. Em alguns momentos, chegou a disputar finais, mas sem êxito. Foi vice-campeão na Taça Caju-Gostoso, um importante campeonato onde eram convidados os melhores clubes. Também foi vice-campeão na Taça União, outra competição muito relevante. Apesar de não ter conquistado títulos, o clube crescia e sua popularidade aumentava. Hoje, o clube goza de respeito entre os times mais antigos da região.

Na história da Vasp, grandes atletas passaram por seu elenco, como o famoso Roberto Jacaré, que atuou no clube por volta de 2004 e se destacou no futebol nacional, jogando em clubes de médio porte no Brasil. Além de atletas locais que se tornaram profissionais, como Jucier (Cier), um dos mais conhecidos foi o meia-atacante Roberto (Beto), que brilhou na campanha do Vasco da Gama de Cajueiro no título municipal de 1999. Beto aderiu ao elenco do Azulão e, até hoje, é membro da comissão técnica do clube.

O clube também foi pioneiro na região ao lançar camisas para os torcedores, algo até então nunca visto. Com essa novidade, o time se destacava onde chegava, com todos os atletas uniformizados, e foi visto como uma equipe bem organizada. Essa ideia foi rapidamente adotada por vários times amadores, mas foi a Vasp quem a iniciou.

Na época de seu lançamento, a iniciativa foi bastante apreciada pela torcida, que se vestia com as camisas coloridas e chamativas, representando com orgulho os cajuerenses apaixonados pelo futebol. Além das camisas, o clube também lançou uma linha de bonés, capinhas de celular e até camisas de treino, que se tornaram um verdadeiro sucesso na comunidade. Desde então, diversos times adotaram essa ideia, mas a Vasp continuou a se destacar como pioneira.

A equipe ainda compete nos dois quadros de jogos, Titular e Juvenil, como todo clube amador da região. O clube da Vasp manda seus jogos no Estádio ou Arena Sebastião Nobre Gama, popularmente conhecido como "Sebastiãozão". O presidente atual da Vasp é o Sr. Dinho.

Texto: Márcio Araújo

Instagram: @vasp.oficial_

Galeria de Fotos:















































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CRICIÚMA DE RIO DO FOGO

CATOLÉ DE RIACHO DE SANTANA

INTERCARCARÁ DE TIBAU DO SUL