CRUZEIRO DE FLORÂNIA

Cruzeiro Esporte Clube

O Cruzeiro Esporte Clube foi fundado no dia 10 de junho de 1994, na cidade de Florânia, estado do Rio Grande do Norte, pelo desportista Manoel Cândido. Manoel, um apaixonado pelo futebol, foi jogador do tradicional Nacional Futebol Clube de Florânia. Contudo, o treinador da equipe decidiu deixar Manoel de fora do time, o que o levou a formar sua própria equipe para ser o time juvenil do Nacional. Durante um treino, após os jogadores do time juvenil terem ido beber água, o treinador do Nacional se negou a dar água à equipe, o que foi o estopim para que Manoel Cândido fundasse o seu próprio time.

Inspirado no gigante Cruzeiro Esporte Clube de Belo Horizonte, Minas Gerais, Manoel escolheu o nome, o escudo e o uniforme do novo time, e decidiu inscrevê-lo no Campeonato Municipal de Futebol de Florânia. Na sua estreia, em 1994, o Cruzeiro conquistou o título de campeão municipal, algo marcante para a história do clube. Com isso, o Cruzeiro se consolidou como uma referência no futebol local.

Nos anos seguintes, Manoel Cândido precisou se mudar para São Paulo por motivos de trabalho, mas retornou à sua terra natal em 2006, e, novamente, o Cruzeiro se sagrou campeão municipal de futebol, reafirmando a força da equipe. No entanto, após esse período, o clube enfrentou um longo período de inatividade, retornando apenas em 2023, quando participou do Campeonato Municipal sem grandes conquistas. Contudo, em 2024, o Cruzeiro ressurgiu com força e conquistou seu terceiro título municipal, marcando o retorno triunfal da equipe.

Em celebração à conquista, Manoel organizou uma grande festa com a presença da Banda Sistema Nervoso de Florânia, em uma área de lazer da cidade, que contou com a presença dos torcedores e até do prefeito de Florânia. O Cruzeiro Esporte Clube é filiado à Liga Desportiva de Florânia (LDF), a principal entidade do esporte no município, e manda suas partidas no Estádio Municipal Maracamonte de Florânia, o principal palco esportivo da cidade.

O clube conta com o apoio de diversos desportistas locais, como Moeda, Picolé, Marcinho, especialmente do prefeito Galo e de Marinho Pinheiro, que reside em Natal, mas está sempre ajudando o time. Em 2025, o Cruzeiro terá a oportunidade de disputar a I Copa Potiguar de Futebol, uma competição que reunirá 24 equipes, com times do Seridó e de outras regiões do estado, e sedes em Cruzeta e Jucurutu. O Cruzeiro ficou no Grupo F, juntamente com a Seleção de Tenente Laurentino Cruz e o América de Jucurutu. O clube jogará suas partidas no Estádio Municipal Andriério Lopes Pereira, conhecido como 'O Lopão', na cidade de Jucurutu.

O Sr. Manoel Cândido segue firme com o Cruzeiro Esporte Clube, com a missão de representar o futebol de Florânia e continuar a trajetória vitoriosa do clube, mantendo viva a paixão pelo esporte em sua cidade natal.

Instagram: @cruzeirodeflorania

Galeria de Fotos:













































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CADET DE TOUROS

GUARANI DE JUCURUTU

ESTRELA DO MAR DE PASSAGEM